Imagem da OpenLibrary
Imagem de capa personalizada
Imagem de capa personalizada

A institucionalização cognitiva da pesquisa científica em ciência da informação das bibliotecas tradicionais às bibliotecas digitais

Por: Colaborador(es):Brasília [s.n.] 2007Tipo de conteúdo:
  • text
Tipo da mídia:
  • unmediated
Tipo de armazenamento:
  • volume
Assunto(s): Anais [do] XXII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação - CBBDResumo: A institucionalização cognitiva da pesquisa científica em Ciência da Informação sobre a temática bibliotecas, a partir das dissertações de mestrado, é o foco desta pesquisa. Busca identificar o estado-da-arte das pesquisas produzidas no Brasil, com base nos títulos, palavras-chave e resumos das dissertações dos programas de pós-graduação em Biblioteconomia e Ciência da informação, no período de 1981 a 2001. Tem como objetivos específicos: elaborar um quadro teórico de referências sobre as tipologias de bibliotecas; mapear as pesquisas desenvolvidas sobre bibliotecas e; verificar o escopo teórico-epistemológico das dissertações produzidas sobre tipologia de bibliotecas, tais como objeto de estudo e/ou campo de aplicação. Trata-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica por meio de análises de conteúdo, análise bibliométrica e representações cartográficas. Apresenta-se como resultados: um número expressivo de trabalhos sobre a biblioteca universitária nas dissertações; a predominância das questões práticas em relação às teóricas e; o equilíbrio das pesquisas no que se refere à teoria e a prática nas dissertações da USP.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
Classificação por estrelas
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Não existem exemplares desta referência

A institucionalização cognitiva da pesquisa científica em Ciência da Informação sobre a temática bibliotecas, a partir das dissertações de mestrado, é o foco desta pesquisa. Busca identificar o estado-da-arte das pesquisas produzidas no Brasil, com base nos títulos, palavras-chave e resumos das dissertações dos programas de pós-graduação em Biblioteconomia e Ciência da informação, no período de 1981 a 2001. Tem como objetivos específicos: elaborar um quadro teórico de referências sobre as tipologias de bibliotecas; mapear as pesquisas desenvolvidas sobre bibliotecas e; verificar o escopo teórico-epistemológico das dissertações produzidas sobre tipologia de bibliotecas, tais como objeto de estudo e/ou campo de aplicação. Trata-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica por meio de análises de conteúdo, análise bibliométrica e representações cartográficas. Apresenta-se como resultados: um número expressivo de trabalhos sobre a biblioteca universitária nas dissertações; a predominância das questões práticas em relação às teóricas e; o equilíbrio das pesquisas no que se refere à teoria e a prática nas dissertações da USP.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.
Repositórios Digitais

Repositório Institucional Digital do IBICT (RIDI)
Livro aberto (Portal do Livro Aberto em CT&I)
Aleia (Repositório de dados de pesquisa do Ibict)

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)



Endereço

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
SAUS Quadra 05, Lote 06 - Bloco H

Brasília/DF

Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta-feira das 9h às 17h