O fluxo de informação para o apoio as decisões estratégicas na área de tecnologia da informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e tecnologia (IBICT)
Brasília 2001 UnBDescrição: 161 pTipo de conteúdo:- text
- unmediated
- volume
- Ciência e tecnologia
- Orientador: Cunha, Murilo bastos da
Dissertação Mest. em Ciência da Informação Universidade de Brasília. Faculdade de Estudos Sociais Aplicados. Departamento de Ciência da Informação e Documentação
Orientador: Cunha, Murilo bastos da
A pesquisa teve como objetivo identificar os fluxos de informações para o apoio a decisão, basicamente na área de tecnologia da informação, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). O IBICT e analisado não só como órgão de informação em c&t, mas também como uma organização. Desta forma, o trabalho teve o enfoque de pesquisa histórica ao fazer uma verificação nos antecedentes do Instituto, desde a criação do Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD), em 1954, ate sua transformação para IBICT. Procurou situar o leitor nos conceitos referentes a informação e, dentro desta, as características mais relevantes para o processo decisório, a tecnologia da informação, sistemas de informação e tomada de decisão. Dentro do contexto organizacional foi feita uma comparação entre as Teorias das Organizações, identificando as estruturas organizacionais e a sua relação com o meio ambiente e os aspectos relacionados a variável incerteza. Foram testadas quatro hipóteses e quatro objetivos, tendo-se chegado as seguintes conclusões: 1- não foi identificado um fluxo de informações estruturado tanto para a área de tecnologia da informação quanto para as demais áreas do IBICT; 2 - a incerteza e a variável que mais desestimula os quadros, particularmente pela falta de clareza quanto ao papel do IBICT; 3 - o ambiente externo, considerado nesta pesquisa o CNPq, mas já vislumbrando a mudança de vinculação para o MCT, pode trazer mudanças organizacionais significativas, principalmente no aspecto politico institucional, cujas influencias não foram analisadas por não comporem o escopo desta pesquisa; 4 - a busca, tratamento e a disseminação da informação ocorrem de maneira informal, sem o retorno das informações em todos os níveis da escala hierárquica; 5 - o IBICT não dispõe de um planejamento de marketing para a divulgação dos seus trabalhos.
Não há comentários sobre este título.