Subsídios para uma política de gestão da informação na perspectiva do usuário : um estudo da comunidade docente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro
- 143 p.
^aDissertação^bMest. em Ciência da Informação
Banca: Isa Maria Freire (Orientadora), Rosali Fernandez de Souza (Orientadora), Lena Vania Ribeiro Pinheiro, Ana Clara Torres Ribeiro, Geraldo Moreira Prado (Suplente)
Orientadoras: Isa Maria Freire Orientadoras: Isa Maria Freire Rosali Fernandez de Souza Rosali Fernandez de Souza
O trabalho apresenta a importância dos estudos de usuários como ferramenta que auxilia na gestão da informação de bibliotecas. A revisão de literatura é feita através do mapeamento dos estudos de usuários estrangeiros e nacionais, sendo que em relação a literatura brasileira, o enforque dado se refere aos estudos em bibliotecas universitárias. Examina-se a fundamentação teórica da abordagem centrada no usuário e assume-se como metodologia o Sense-Making, desenvolvida por Brenda Dervin, cuja finalidade é investigar o comportamento de busca e uso da informação. Buscou-se alcançar diretrizes para aplicação desta metodologia no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realiza-se um estudo exploratório através de entrevistas estruturadas com um grupo de docentes da Instituição. A conclusão é que os estudos de usuários servem de apoio para subsidiar uma política de gestão da informação, o que confere especial atenção dos profissionais que lidam com a informação. Sugere-se estender esta pesquisa a duas outras unidades de informação da UFRJ, quais sejam as Bibliotecas Lúcio Costa da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Alfredo Galvão da Escola de Belas Artes.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano Regional.
Gerenciamento de recursos de informação Política de informação Estudo de usuários da informação